Make your own free website on Tripod.com
 
 
 
 
  
 
 
Porque as plantas dão flores...
Aqui também vale a comparação:
As pessoas nascem, crescem, se alimentam, se fortalecem, e a certa idade, casam-se. Porque a preocupação em casar ?. Simplesmente para a continuidade e preservação da espécie, certo?
As plantas seguem este mesmo principio, pois as cattleyas, como exemplo, só darão as primeiras flores após seu quarto ano de vida, isto é, depois de se fortalecerem e crescerem, e ai vem o instinto da preservação da espécie, onde inicia-se o crescimento da espata, inicio do ventre para procriação.
Sempre vem a celebre pergunta: se todas as plantas tem o instinto da preservação, porque muitas delas não dão flores ???. É simples, se imaginarmos um ser humano, vivendo muito bem, com muita fartura (água e alimentos), ele terá pressa em se casar ?. Fica evidente que não, pois uma pessoa neste estado de vivência, fatalmente colocara o "instinto de preservação" em segundo plano....(exemplos no dia a dia é que não faltam...)
Nas plantas acontecem o mesmo, isto é, se adubarmos o ano inteiro e dermos água normalmente, jamais a planta se preocupara em dar flor. No mesmo período de testes relatados anteriormente, verifiquei que as cattleyas com mais de 4 anos, adubadas com fartura o ano inteiro, sem respeitar os 3 meses que antecedem o mês ideal de suas flores (cada planta tem seu período favorito para florar), apesar de fortes e bonitas, nem espata apresentaram, portanto, um ano inteiro perdido.
Nas plantas com 2 ou mais flores, verifiquei que a polinização (feita manualmente), geraram bagas de sementes fortes e durante o tempo de seu crescimento, jamais apresentaram manchas ou fungos, chegando algumas plantas a dar flor no semestre seguinte, ainda com a baga de semente sem ter chegado ao seu ponto de maturação. Nas plantas mais fracas, ocorreu exatamente ao contrario, as sementes não desenvolveram, criando fungos, e as plantas se definharam, quase morrendo.
Conclusão; as plantas precisam dar flor, apenas temos que respeitar suas épocas de floração e adubacão.
Edison D. Werneck.